domingo, 22 de dezembro de 2013

Sobre gostar de ler


Acho que não existe uma fórmula para isso, sabe? Para mim, ler é algo simples e prazeroso, algo que não pode em absoluto ser forçado. Aliás, acho que nada que seja obrigatório é divertido e legal de ser feito, então acho pouco provável que alguém que nunca leu e que passa a se forçar a ler vários livros vá realmente gostar disto. Mas existe algumas coisas que você pode fazer para finalmente começar a olhar a literatura com outros olhos. Porém antes de começar a falar sobre isso, eu preciso contar como eu mesma comecei a gostar de ler!

Aprendi a ler quando tinha cinco aninhos, e segundo a minha mãezinha eu amava os gibis da turma da Mônica, quem nunca? Não consigo lembrar muito dessa época para ser sincera, mas me lembro bem do primeiro livro que levei a sério!

O nome dele era "A menina da bolsa amarela" da autora Lygia Bojunga, lembro que ganhei ele na escola quando tinha uns nove ou dez anos e achei ele super grosso, o que hoje eu vejo que era realmente uma loucura já que o livro tinha apenas 140 páginas. Mas pensando bem foi exatamente isso que me incentivou, lembro que fiquei imaginando como seria a sensação de ler um livro com "tantas páginas" hahaha.  Depois deste livro não li nenhum outro que realmente me marcasse, até que finalmente eu descobri a biblioteca da escola!

Acho que tinha uns 15 anos e como era véspera de férias, poucos alunos foram para a escola naquele dia e por isso a professora decidiu dar aula na própria biblioteca já que ela era menor que a sala. Depois de um tempinho ela deixou a gente livre para olhar os títulos. Eu devo admitir que não estava muito animada, já que nunca achei que conseguiria ler um livro com mais de 100 páginas. Porém minhas amigas estavam tão empolgadas que isso acabou me incentivando e eu acabei escolhendo o livro "Anos de tormenta" do autor A. J. Cronin. Peguei o livro naquela mesma tarde sem grandes expectativas, comecei a ler e finalmente encontrei o que realmente faltava para me apaixonar pela literatura, o romance. 

Antes de prosseguir você deve saber que eu sou uma eterna apaixonada. Sempre gostei de filmes de comédia romântica e até novela eu assitia, esse é um gênero que realmente me atrai e que por algum motivo eu nunca achei que um livro pudesse me oferecer. Enfim, depois disso eu não parei mais, toda semana pegava um livro diferente na biblioteca ou mesmo emprestado de amigos!

O que quero dizer com tudo isso é que ninguém nunca pegou a na minha mão e me obrigou a ler. Eu pegava livros emprestado porque gostava do assunto, porque finalmente encontrei um gênero que gostava e hoje eu leio um pouquinho de tudo. Mas tenho certeza que o ponto é exatamente esse, para começar a ler você deve antes de tudo encontrar um livro que aborde o assunto que você mais gosta, ou no caso, o seu gênero favorito. O meu é romance, mas pode acreditar, existem tantos outros!

É isso, amei ter contado um pouquinho da minha experiência com vocês e espero ter ajudado. No próximo post eu conto como comecei a colecionar livros, aguardem!

Mas e aí, o que vocês acham que pode incentivar alguém a gostar de ler?

Beijo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário