terça-feira, 27 de novembro de 2012

AS VIRGENS SUICIDAS - JEFFREY EUGENIDES



Em uma vizinhança tranquila, onde os vizinhos se conhecem pelo nome e nada de muito anormal acontece, viviam cinco jovens, as garotas eram filhas de um professor de matemática e de uma mulher muito religiosa. A julgar pelos pais ninguém entendia como as garotas tinham saído tão bonitas, elas também eram uma incógnita, andavam sempre juntas, o que despertava ainda mais a curiosidade dos garotos da rua.

A principio nada poderia tirar a tranquilidade daquela local, a não ser um assunto nunca explorado antes, o suicídio. A primeira garota a tentar se suicidar foi Cecília, ela tinha treze anos, e foi encontrada na banheira. A garota sempre foi a mais estranha das Lisbon, ainda assim nada explicava o comportamento da jovem. A tentativa de suicídio foi frustrada, Cecilia não iria morrer, e na tentativa de manter a garota ocupada os pais resolveram dar uma festa. Esta foi a primeira vez que os garotos entraram na casa das Lisbon, mas também foi a última vez em que viram a caçula da família viva. Cecilia tentou de novo e dessa vez conseguiu.

A partir do suicídio de Cecilia muita coisa aconteceu, o fato chocou a vizinhança, e as Lisbon passaram a se afastar de todos cada vez mais, esse era o assunto do momento. Meses depois as coisas ainda não caminhavam da mesma forma de antes, mas ainda assim as garotas estavam tentando, isso foi quando Trip apareceu. Acostumado a ganhar todas as garotas, ele se viu apaixonada por Lux uma das Lisbon, mas sabia que nunca conseguiria nada com ela, até que um dia ganhou coragem e pediu para o pai delas para levá-la ao baile. Ele conseguiu, mas sobre a condição de arranjar pares para as outras Lisbon. E é nesse baile que a linha que ainda prendia a casa das Lisbon sobre a realidade acaba e tudo desmorona.


Os anos passaram e os garotos que eram vizinhos das Lisbon na época ainda guardam algumas provas, eles juntaram diários, roupas, objetos e testemunhos das pessoas que estavam próximas na época, porque mesmo depois de tanto tempo eles ainda tentam descobrir o que levou as cinco jovens a cometer suicídio.


Demorei mais do que deveria para terminar "As virgens suicidas" porque considerando que se trata de um pocket de 206 páginas duas semanas é muito muito tempo! Bem, dizendo desta forma pode até parecer que a história não me agradou, mas muito pelo contrário eu gostei bastante do livro. Obviamente eu já meio que esperava o que viria porque antes de saber sobre a sinopse ou ler  qualquer resenha que alguém já tenha postado eu gostei do título do livro, achei tão diferente e surreal. E isso é verdade, a história que Jeffrey Eugenides criou é tão diferente quanto seu título. Ela é envolvente e realmente não tem nada de tristeza por aqui, e essa foi a melhor parte.

A ironia nisso tudo é que o mesmo motivo que me levou a comprar o livro, foi o mesmo que me fez ler bem devagar, quase parando haha. Ou é isso ou realmente sou bipolar, porque em uma semana eu queria muito ler e na semana seguinte eu estava achando tudo mórbido demais, quanto suicídio! Ok, eu sei, eu sou bipolar. Não me julguem! 

Enfim, o que quero mesmo dizer é que o livro "As virgens suicidas" tem um título estranho e uma história igualmente fora do normal, mas que não deixa de ser boa e envolvente. Então bora ler porque eu recomendo!


Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário