domingo, 21 de outubro de 2012

UM DIA - DAVID NICHOLLS



Eu não poderia estar mais feliz! Quando criei aquele post mostrando os livros que estavam abandonados e que eu deveria voltar a ler nas férias não achei que iria conseguir. Eu levei a sério sim, mas não sabia o que me aguardava ainda, sabe pouca fé em mim mesma. Mas... eu consegui, ou melhor eu estou conseguindo. Ao todo foram cinco livros que deixe de lado durante o ano, e nessas férias consegui terminar três! OMG eu estou absolutamente inpressionada comigo mesma, e mais impressionada ainda por ter conseguido terminar "Um dia" que mesmo depois de terminar não conseguiu me surpreender e ainda não é um dos meus livros favoritos, quer saber o motivo?


Emma sempre foi apaixonada por Dexter, mas ele sempre foi o cara mais canalha que ela já virá, Dexter realmente nunca prestou muita atenção nela a não ser naquela noite, no dia 15 de julho de 1988, dia de São Swithin. Após a formatura eles haviam seguido para o apartamento de Emma para comemorar, mas nada aconteceu realmente, a não ser uma grande amizade que durou até os anos seguintes.

Depois daquela noite Dexter viveu a vida intensamente, ele buscava por diversão, e encontrava isso em festas e saindo com várias mulheres, chegou até conseguir fama, conseguiu um emprego como apresentador e assim conseguia todas as coisas facilmente. Drogas e álcool também faziam parte de sua rotina, até chegar a hora em que ele se encontrou totalmente perdido, mas uma coisa ainda estava a salvo, sua amizade com Emma. 

Emma por sua vez, passou por poucas e boas, ela conseguia trabalhos pequenos enquanto lutava por seu sonho de ser escritora. Chegou a morar com um de seus namorados, mas definitivamente não era o que ela realmente queria. E enquanto Dex parecia não dar muito valor a ela, Emma sempre se importou com ele, as vezes até mais do que deveria. Os anos passaram, eles amadureceram, houve erros e acertos, a amizade quase foi destruída, mas não foi. Será os dois ainda teriam uma chance mesmo depois de tantos anos?

"Um dia" não foi totalmente ruim, eu amei a narrativa de David Nicholls, sou totalmente apaixonada pelo jeito que ele escreve, e bom, devo dizer que mudei de ideia quanto aos personagens, acho que gosto bastante deles agora haha..  

Infelizmente havia algo na história que não prendia a minha atenção, eu lia um capítulo e terminar rapidinho mas não tinha vontade de passar para o próximo, não tinha curiosidade para saber o que viria. Outra coisa que me deixou muito desapontada foi o final que o autor deu ao livro. Não tem nada a ver com o final ser triste ou alegre demais, a verdade é que com esse final o que deu para entender é que o autor nunca acreditou nos personagens juntos, o que é uma pena porque depois de tantos anos que a gente leu sobre a história deles eu esperava um final diferente.

Enfim, ocorreu um caso de amor e ódio por aqui, então vai ficar por conta de vocês, se vocês querem ou não ler o livro, o negócio é se arriscar! Só devo ressaltar que para consgeuir terminar o livro tive que assistir o filme primeiro, porque por conta própria eu tenho certeza que ainda estaria lendo :/ E por acaso eu indico o filme, a adaptação ficou bem fiel, recomendo!
 
E aí, alguém já leu “Um dia”? tem uma opinião diferente da minha, só comentar!
 
Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário