sábado, 3 de julho de 2010

A NOIVA CADÁVER (CORPSE BRIDE)

Como fã de Tim Burton procuro assistir metade dos filmes que ele dirige, não por obrigação mas é porque sei que quando ele esta envolvido não tem como se decepcionar! A noiva cadáver foi o oposto disso, quando assisti o filme não sabia que Tim havia produzido e co-dirigido, mas adorei do mesmo modo!

A noiva Cadáver (Corpse bride) teve seu lançamento em 2005 e é uma animação stop motion onde os personagens são feitos de massa de modelar e o diretor fotografa para formar a história.

O filme se passa em um vilaregio em Londres, onde Victor Van Dorst está de casamento marcado com Victoria. Porém o último ensaio para o casório não sai como planejado, Victor nervoso se atrapalha e tudo dá errado. Triste pelo acontecimento Victor foge para o bosque, e lá começa a ensaiar sozinho, ele pronuncia as palavras e em seguida coloca a aliança em um galho que esta junto ao chão. Em seguida o chão começa a tremer a terra se abre.

De dentro da terra sai ela a noiva cadáver. Assustado Victor tenta fugir dela, mas não consegue, ela o alcança dando lhe um beijo, neste momento Victor desmaia. Quando acorda ele se encontra no mundo dos mortos onde descobre como Emily morreu. A noiva havia morrido no dia de seu casamento pelo seu próprio noivo que na verdade era um agiota. Mesmo sabendo da triste história de Emily o rapaz ainda ama Victoria e tenta voltar ao mundo dos vivos para explicar porque sumiu. Victor só não contava que os pais de Victoria marcaram o casamento da filha com Lord Barkis.


Desiludido por não poder interromper o casamento de Victoria, o rapaz descobre que não está casado com Emily pois não esta morto. O único modo de ficarem juntos seria casar no mundo dos vivos com Victor morto, ele aceita e então os mortos fazem a festa do mundo dos vivos. No momento do casamento Emily descobre que seu marido o Lord só queria seu dinheiro, nervosa ela corre para a igreja onde está acontecendo o casamento de Victor. No momento de pronunciar o juramento a noiva cadáver vê Victoria e desiste de casar com Victor.

Porém Lord aparece e é onde descobrimos que ele é o assassino da noiva cadáver. Victor e Lord brigam e Lord acaba morrendo por tomar uma taça de veneno pensando que era vinho. Assim Victor e Victoria ficam juntos e a noiva cadáver finalmente está livre por ter vingado seu assassinato.

Cenas: um momento que te deixa de boa aberta é quando a noiva-cadáver aparece e beija Victor na ponte, é tão sombrio! As canções também são muito boas, principalmente a que os mortos cantam a história da morte da noiva, e uma em que a Emily canta uma canção triste! amo essa música " meu coração não bate mas ainda assim se parte!"

E é por isso que gosto tanto do Burton, além dos cenários sombrios e as criações de monstrinhos fofos, as escolhas dele sempre são as melhores como o final por exemplo. Não faria sentido se Emily terminasse com Victor ela estava morta e o que ela queria de verdade era descansar, e a escolha de virar borboleta indo em direção a lua, aquilo sim é dramático e visualmente lindo

A noiva cadáver é com certeza um filme original! Romântico e sombrio ao mesmo tempo, coisa que só Tim Burton pode criar!

E ai já assistiram? gostaram?

Beijo!

3 comentários: